Comunicação interna é uma estratégia utilizada nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.

Isso significa que a comunicação interna nas organizações existe de qualquer maneira, mesmo que ela não seja gerenciada. O que diferencia uma empresa da outra, é que em algumas ela funciona, em outras, apenas existe.

 Objetivos da comunicação interna

O principal objetivo da comunicação interna é alinhar as informações entre organização e colaboradores.

O primeiro e mais direto objetivo é informar, comunicar o que acontece e oferecer conteúdos que agreguem no dia a dia dos colaboradores.

Um objetivo muito importante e que acontece indiretamente é fazer com que os colaboradores participem de maneira colaborativa dos projetos da organização e das tarefas que lhes são designadas.

Ou seja, promover o engajamento dos colaboradores com suas tarefas, entre as equipes, e entre os colaboradores e a organização.

Dar voz às equipes também é um propósito da comunicação interna. Como citei acima, a CI deve acontecer horizontalmente, ou seja, as informações devem ir e vir de todos os sentidos e todos precisam ser ouvidos.

Vantagens da Comunicação Interna Eficaz

Uma comunicação interna eficaz é uma característica em comum entre as empresas com melhores resultados financeiros.

Fortalece a cultura organizacional: uma empresa com uma boa cultura e que a divulga corretamente, terá colaboradores integrados, em sintonia, respeitando uns aos outros e alinhados com o que a organização quer transmitir. Falarei sobre o impacto da comunicação interna na cultura organizacional mais adiante.

Estimula o bom comportamento: Além de divulgar a cultura através da comunicação interna, ela também deve ser promovida, ou seja, expressada na prática, através de exemplos e demonstrando coerência com o que é comunicado.

Incentivar e divulgar valores e condutas esperadas demonstra o quanto elas são importantes para a organização, e dessa forma, bons comportamentos podem ser estimulados.

Quebra silos: É completamente normal e inevitável que se formem grupos dentro da organização, as famosas “panelinhas”, mas o problema é quando esses grupos se fecham e não colaboram com outras equipes.

A comunicação empresarial tem o poder de atuar ativamente para quebrar esses silos, promovendo ações de integração, fortalecendo a colaboratividade e o compartilhamento de conhecimento.

Mostra o impacto: Já ouviu falar da história dos 3 pedreiros que são questionados sobre o que eles fazem durante o trabalho?

O primeiro responde: “Estou colocando um tijolo em cima do outro.”

O segundo fala: “Estou subindo uma parede.”

E o terceiro: “Estou construindo uma igreja!”

A diferença entre eles é que o terceiro está ciente do impacto que seu trabalho irá causar, ele tem visão macro da situação e se motiva mais que os outros por entender que cada ação terá um resultado maior.

Um colaborador que percebe como seus esforços individuais contribuem para alcançar os objetivos globais da empresa é muito vantajoso para a organização.

E a comunicação interna também possui o papel de criar essa conexão entre as atividades dos colaboradores com os objetivos da empresa e orientá-los nesse caminho.

Enquanto a comunicação interna possui como principal objetivo informar e manter colaboradores e empresa alinhados ao mesmo discurso, o endomarketing está voltado para a relação e a motivação entre as partes.

Também compreendido como marketing interno, as ações de endomarketing tem como objetivo fazer o colaborador “vestir a camisa” da organização, promovendo a marca como se ele fosse um cliente interno.

Mas independente das diferenças, comunicação interna e endomarketing andam juntas, visto que as ações para motivação e engajamento dos colaboradores precisam ser planejadas e divulgadas para se alcançar bons resultados.

Ferramentas da comunicação interna

  • Murais
  • Jornais e Revista impressos
  • Intranet
  • Newsletter Digital
  • Email Corporativo
  • Rede Social Corporativa
  • Aplicativos
  • Tv Corporativa
  • Rádio Corporativa

Cada vez mais as empresas brasileiras estão percebendo a importância de investir em comunicação interna e endomarketing e diversas pesquisas já comprovaram que esta é uma área em crescimento no país.

Isso é claramente confirmado quando percebemos todas as vantagens que implementar esse setor pode proporcionar para as organizações, além de todos os ganhos financeiros e de longo prazo.

Ainda há muito a ser feito para que a área seja totalmente valorizada e reconhecida, como também há muito espaço para seu desenvolvimento e crescimento, e aos poucos o investimento na comunicação interna será cada vez maior.

Se sua empresa ainda não possui um setor dedicado à comunicação interna está na hora de começar a investir nessa estratégia, pois muitas empresas já perceberam os resultados impressionantes que uma boa comunicação pode proporcionar.

Finalizamos com uma dica valiosa: ouça os colaboradores. E caso esteja precisando de uma ajuda profissional, entre em contato conosco!

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